Voltar

MONUMENTO AOS HERÓIS DO ULTRAMAR

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO AOS HERÓIS DO ULTRAMAR
Autor: Joaquim Correia (1920-2013)
Morada: Avenida Heróis de Angola
Freguesia: União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Concelho: Leiria
Coordenadas GPS:

39.745500, -8.805806

Data de Inauguração: 20 de novembro de 1966
Promotor: Câmara Municipal de Leiria e Delegação Distrital da Mocidade Portuguesa
Materiais da Peça: Pedra Verde da Região de Cascais
Descrição/Tema: Escultura figurativa, na linha de outras obras do escultor Joaquim Correia. Composta por dois altos-relevos esculpidos em faces opostas de um monolítico, com gramáticas algo diferenciadas, apresenta numa das faces alguma rigidez formal, na figura de um soldado com indumentária do início do século 20, enquanto na face oposta apresenta uma plástica de grande movimento, nas figuras de um soldado com indumentária de meados do século 20, envolvido com duas serpentes, a desferir numa delas um punhal. Nas faces laterias do monolítico contém as inscrições: “AOS HEROIS / DO / ULTRAMAR” “HOMENAGEM / DA / CÂMARA MUNICIPAL / DE LEIRIA / E / DELEGAÇÃO DISTRITAL / DA / MOCIDADE PORTUGUESA / 20-XI-1966”.
Historial: Obra em homenagem aos soldados combatentes, nas ex-colónias portuguesas, promovida Câmara Municipal de Leiria e Delegação Distrital da Mocidade Portuguesa.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005Alerta Leiria, Ed. do Agrupamento nº 127 do Corpo Nacional de Escutas, LeiriaMorreu o Escultor Marinhense Joaquim Correia, Diário de Leiria, pg. 8, 08-02-2013https://www.google.pt/#q=google+maps [consult. 16-05-2014].
Fotógrafo:  Susana Paiva
Ano Registo Fotográfico: 2004