Voltar

MONUMENTO A LUÍS DE CAMÕES

Dados da Peça
Designação/Título: MONUMENTO A LUÍS DE CAMÕES
Autor: António Augusto Gonçalves (1848-1932)
Morada: Avenida Sá da Bandeira (faixa central), União das Freguesias de Coimbra ( Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Freguesia: Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS: N 40° 12' 41.31", W 8° 25' 26.62"
Data de Inauguração: 8 de Maio 1881
Promotor: Estudantes da Universidade de Coimbra
Propriedade:  
Materiais da Peça: Pedra calcária e bronze
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 153cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Leão: 153cm x 135cm
Descrição/Tema: Conjunto escultórico de arte oitocentista, iconograficamente representado, numa evocação ao homenageado. Constituído por uma coluna de inspiração toscana, encimada por uma coroa de louro em bronze, assenta sobre um pedestal paralelepipédico e escalonado com as arestas truncadas, contendo sobre a primeira parte do pedestal, uma estátua de leão em bronze, na posição parada com todas as quatro patas assentes no chão e cabeça levantada.
Historial: O monumento em homenagem a Luís de Camões foi uma iniciativa dos Estudantes da Universidade de Coimbra, por ocasião das comemorações dos trezentos anos da morte do poeta, decorrendo a sua inauguração em 8 de Maio de 1881, próximo da Porta Férrea, local onde foi colocado na altura. Em 1948 foi desmontado e retirado deste local para dar lugar ao atual edifício da Faculdade de Letras (altura em que decorriam as obras de remodelação da alta coimbrã). Em 1983 voltou a ser reerguido sendo reinaugurado a 19 de Junho, na Rua do Arco da Traição, nas traseiras do edifício das Faculdades de Física e Química, encostado ao edifício do Instituto de Justiça e Paz, tarefa conseguida através dos esforços conjuntos da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, a Direção-Geral da Académica de Coimbra, da Reitoria da Universidade e da Câmara Municipal de Coimbra. Em 2005 por iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, o monumento foi novamente transferido de local, passando para o fundo da Avenida Sá da Bandeira (faixa central), onde atualmente ainda se encontra, tendo decorrido a sua reinauguração no dia 14 de Setembro do mesmo ano.
Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005MMC:http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt/pt-PT/museu/ContentDetail.aspx?id=331, 2011-10-19http://maps.google.pt/, 2011-10-19Algumas informações foram prestadas pelo Município de Coimbra.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004