Voltar

CASCATA DO JARDIM DA SEREIA

Dados da Peça
Designação/Título: CASCATA DO JARDIM DA SEREIA
Autor: Desconhecido
Morada: Praça da República, Jardim da Sereia, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu) 
Freguesia: Sé Nova
Concelho: Coimbra
Coordenadas GPS:  40.2095009, -8.4190818
Data de Inauguração: 1723 / 1752 (construção do jardim)
Promotor: Mosteiro de Santa Cruz
Propriedade:  
Materiais da Peça: Cascata e estátuas de pedra calcária painéis de azulejo
Materiais da Base de Assentamento:  
Dimensões/Medidas
Altura: 280cm
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Outras Dimensões Importantes: Painéis de Azulejo 280 cm x 182 cm
Descrição/Tema: Conjunto escultórico e arquitetónico, barroco, integrado no Jardim da Sereia, no eixo da entrada principal. Constituído por uma cascata revestida na parte central por vegetação, ornada com aletas volutadas e elementos vegetalistas, contendo as extremidades coroadas por urnas de diferentes configurações. No topo é rematada por um nicho oval, preenchido por uma estátua de Nossa Senhora da Conceição. A ladear tem dois painéis de azulejos figurativos, em forma de medalhão oval, representando cenas bíblicas, envolvidos por molduras ornamentadas, que integram quatro estátuas, talvez do século XVI, que representam os quatro evangelistas, configurando no lado esquerdo, São Lucas e São João e no lado direito, São Mateus e São Marcos.
Historial: O Jardim de Santa Cruz, ainda hoje assim designado, por ter pertencido ao Mosteiro de Santa Cruz, foi criado no século XVIII, na antiga cerca do Mosteiro. Funcionava como parque de recreio e de meditação dos monges, sendo na altura a sua composição arbórea maioritariamente formada carvalho e loureiro.
Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1017, 2011-11-18.
Fotógrafo:  Paulo Abrantes
Ano Registo Fotográfico: 2004