Voltar

BUSTO DO DR. LOURENÇO PEIXINHO (1894-1965)

Dados da Peça
Designação/Título: BUSTO DO DR. LOURENÇO PEIXINHO (1894-1965)
Autor: José Sousa Caldas (busto), Arq. Moreira da Silva (pedestal)
Morada: Avenida Dr. Lourenço Peixinho (Placa Central no fim da Avenida, junto à Estação de Caminhos de Ferro)
Freguesia: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz
Concelho: Aveiro
Coordenadas GPS: 40.644142,-8.641220
Data de Inauguração: 4 de Maio de 1952 (colocação)
Promotor: Câmara Municipal de Aveiro
Materiais da Peça: Bronze (busto) pedra (pedestal)
Dimensões/Medidas
Altura:  
Largura:  
Profundidade:  
Diâmetro:  
Descrição/Tema: Busto em bronze, na linha de outras obras do autor espalhadas pelo país, sobretudo na Região Norte. Retrata o Dr. Lourenço Peixinho realçando marcas e feições que lhe seriam características. Encontra-se sobre um pedestal de configuração geométrica, curvilíneo, onde constam as seguintes inscrições: “DR. LOURENÇO PEIXINHO / PRESIDENTE DA CÂMARA / MUNICIPAL DE AVEIRO / DESDE 1918 A 1942” “PREITO DE HOMENAGEM / DA CIDADE DE AVEIRO / ANO DE 1951”.
Historial: “Lourenço Simões Peixinho [1877-1943] foi uma figura marcante na história de Aveiro ficando o seu nome eternamente associado à construção da principal avenida da cidade, em 1918 - a Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Homem de notáveis qualidades cívicas, o seu desempenho à frente dos destinos do Município foi sinónimo de progresso e de modernidade urbana. Grande impulsionador do ensino primário, provedor da Santa Casa da Misericórdia, benemérito do novo Hospital de Aveiro e notável empreendedor, à sua ação como Presidente de Câmara se devem algumas das mais importantes obras realizadas na cidade. São da sua responsabilidade a construção do estádio Mário Duarte, do Parque Municipal Infante D. Pedro, dos lavadouros públicos de São Roque, do cemitério sul, a municipalização da rede elétrica ou a remodelação do edifício dos Paços de Concelho, em 1923, retirando-lhe a cadeia.Como reconhecimento público pela obra notável que empreendeu em prol da sua cidade, foi erigido busto em sua honra, situado em frente à estação de caminho-de-ferro, inaugurado em de 4 de Maio de 1952.”
Bibliografia: CAMPOS, C. Ferreira, F. FARIA, G.A. (2000), Ruas que são gente, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, pp. 139-142. OLIVEIRA, R. M. (2001), “O discurso da cidade - Leituras da Avenida Dr. Lourenço Peixinho”. Câmara Municipal de Aveiro: Colecção História. p. 35. PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005.(Conteúdos e foto cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)
Fotógrafo:  José Meneses
Ano Registo Fotográfico:  2005