Exposição e Colóquio | Um Médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia

Voltar

CONHEÇA O ACERVO FOTOGRÁFICO DO MÉDICO FERNANDO DA SILVA CORREIA E PARTICIPE NO COLÓQUIO. 

Assinalando o Centenário da Grande Guerra (1914-1918), e no Ano Europeu do Património Cultural, a associação Património Histórico – Grupo de Estudos está a desenvolver o projeto “Um médico na Grande Guerra. Fernando da Silva Correia”, que contempla uma exposição fotográfica (e documental), a inaugurar no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 22 de setembro; assim como um Colóquio, a realizar no mesmo dia.

 

O Colóquio conta com a participação de um leque de investigadores convidados e dos participantes na Chamada de Propostas já finalizada. Esta iniciativa pretende dar a conhecer o património documental, fotográfico e arquivístico, a maioria inédito, do médico Fernando da Silva Correia (1893-1966), que foi mobilizado para a Grande Guerra.

 

CONSULTE o programa do Colóquio.

INSCRIÇÕES e outras informações contacte a organização através do e-mail (caldas.ph@gmail.com) ou página do Facebook.

 

Apesar do seu percurso e ação na história da medicina estarem modestamente estudados, o Doutor Fernando da Silva Correia surge-nos também como um ator a valorizar no contexto da I Guerra Mundial. O jovem médico havia terminado o curso em Coimbra a 20 de julho de 1917, quando foi mobilizado para o Corpo de Artilharia Pesada Independente que deveria conceder apoio ao exército francês. Partiu de Lisboa a 10 de janeiro de 1918 e somente regressou de França a 14 de maio de 1919. Durante este período, paralelamente à ação militar, visitou diversas localidades francesas e contactou com os habitantes locais; reuniu um conjunto significativo de madrinhas de guerra e novos amigos (alguns mantidos para a vida):

 

É possível conhecer parte do seu percurso neste conflito através da documentação ao cuidado da associação Património Histórico - Grupo de Estudos e da conservada pela família. Essa documentação inclui: notas e artigos, obras provenientes da sua biblioteca, periódicos que adquiriu em França ou jornais que lhe foram enviados, correspondência e c. 550 fotografias.

 

 

 

Data: 22/09/2018 a 25/11/2018

Local: Museu José Malhoa | Caldas da Rainha

Publicação: 02-08-2018

Partilhar

Notícias e Eventos

Em Destaque