px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017 - Convite à Participação

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017 - Convite à Participação px
18 de abril Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017

A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do DIMS 2017, em colaboração com o ICOMOS Portugal, convida as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração através da organização de iniciativas dirigidas ao público.

Em 2017, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é PATRIMÓNIO CULTURAL E TURISMO SUSTENTÁVEL.

Numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituem um fator chave para o Turismo, na medida em que valorizam as diferenças culturais e reforçam o conhecimento e o respeito entre os povos. A DGPC promove a divulgação deste tema com a finalidade de celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o desenvolvimento sustentável do turismo e o património cultural.


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.


Em cada país, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na grande maioria, é gratuito. A DGPC promoverá a divulgação do programa nacional do DIMS 2017, procurando cativar cada vez mais participantes para estas comemorações.


O espírito aberto do DIMS, tendo por objetivo sensibilizar as comunidades para a valorização do seu Património, abre também a possibilidade de, independentemente do tema específico para este ano, as entidades promotoras das iniciativas poderem apresentar a programação de atividades relacionadas com outros temas patrimoniais.


As entidades interessadas deverão contactar com a DGPC, através do endereço email DIMS@dgpc.pt ou dos telefones 213 614 248 / 257 (DGPC/DDCI).


As iniciativas organizadas pelas Entidades devem ser impreterivelmente carregadas na plataforma on-line DIMS 2017, até ao dia 9 de março.

Mais informações em: http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-2017-convite-participacao/

 

Outras notícias