px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Penamacor >
DR. JAIME LOPES DIAS

Autor:

Localização: Penamacor, Freguesia de Vale de Nossa Senhora da Póvoa, Largo Dr. Jaime Lopes Dias, Vale de Nossa Senhora da Póvoa.

Data de Inauguração: 1988

Promotor: Junta de Freguesia Vale da Senhora da Póvoa

Materiais: Bronze (busto); granito (pedestal)

Dimensões:

Descrição/ Tema: Busto moldado em bronze retrata o homenageado, seguindo a mimética do real. Encontra-se sobre um pedestal de configuração cilíndrica, no qual contém a seguinte inscrição “HOMENAGEM AO / GRANDE BENEMERITO / JAIME DOS SANTOS / LOPES DIAS / ETNÓGRAFO / MEMBRO DA ACADEMIA / DAS CIENCIAS / ESCRITOR / N. 25 – 10- 1890 F. 2-10-1977”.


Historial: Jaime Lopes Dias (1890-1977) foi um notável que nasceu em Vale do Lobo, atualmente conhecido como Vale da Senhora da Póvoa, no concelho de Penamacor, teve formação académica em direito, na Universidade de Coimbra, e ao longo da sua vida profissional exerceu cargos públicos em várias instituições, tendo a par com estes cargos um marcante percurso nas áreas da etnografia, da arqueologia e da história, desenvolvendo um importante trabalho de investigação na área da etnologia que resultou na publicação de obras de referência a nível nacional.

Bibliografia: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/Entidades/EntidadesConsultar.aspx?IdReg=443, [consult. [02-07-2015].

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 DR. JAIME LOPES DIAS px