px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
SÃO DOMINGOS

Autor: Orlando Santos (Marmorearia Santos)

Localização: Guarda, União de Freguesias de São Miguel da Guarda, São Vicente e Sé, R. da Ladeira de São Domingos, Guarda.

Data de Inauguração: 08-08-1980

Promotor: Domingos Alves Silva

Materiais: Pedestal: granito; Estátua: mármore

Dimensões: Pedestal: 270cm x 70 cm; estátua: 160 cm x 70 cm

Descrição/ Tema: Estátua em mármore de tamanho natural, representando São Domingos com barba, hábito religioso e alguns dos seus atributos, designadamente o cão com uma tocha na boca, um livro e um rosário. Encontra-se integrada num, largo, sobre um pedestal assente numa base de planta retangular, escalonada com quatro degraus.

Historial: São Domingos de Gusmão (1170-1221) foi o fundador da Ordem de São domingos. “Apresenta-se ora imberbe ora com fina barba. O seu atributo mais importante é uma estrela brilhante vermelha sobre a fronte e um cão preto e branco com uma tocha na boca. Outros atributos são um livro e uma flor-de-lis. Mais tarde, ter-lhe-á sido acrescido o atributo dum rosário. E ainda uma fogueira onde se queimam livros heréticos” (TAVARES, Porto, 1990 pp. 47).

Bibliografia: TAVRES, Jorge Campos, DICIONÁRIO DE SANTOS, Porto 1990; https://www.google.pt/maps [consult. 02-11-2015]. (Algumas informações cedidas pela Câmara Municipal da Guarda).

Fotógrafo: António José Martins

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 SÃO DOMINGOS px