Autor: escultor Francisco Simões e arquitecto Pinto Sousa
Localização: Covilhã; Freguesia de São Pedro, Praça do Município
(Coordenadas: N: 40º28 050; W 007º50 37)
Data de Inauguração: 10-06-1988
Promotor: Município da Covilhã
Materiais: Granito
Dimensões: 350cm; Base: 117cm x 112cm
Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea. Constituído por uma estátua de pé, sobre uma base paralelepipédica na horizontal e por um desenho policromado, composto por embutidos no próprio pavimento (no passeio junto à entrada do edifício da Câmara Municipal). Segundo o escultor “... o desenho representa os três continentes percorridos por Pêro da Covilhã: Europa, Ásia e África; o itinerário da viagem; as armas de D. João II patrono do investimento; e uma rosa-dos-ventos símbolo da viagem e da sua orientação, uma fonte com água simbolizando os mares a percorrer e finalmente, a figura de Pêro da Covilhã num regresso à terra onde nunca chegaria a voltar. O projecto obedeceu a dois propostos. O primeiro; as características dos materiais existentes, construções e pavimentos graníticos que exigiram continuidade. Por outro lado, a agressividade climatérica da região, muito exigente que não poupa os materiais que lhe são estranhos”(CMC).
Historial: O monumento foi promovido pela Câmara Municipal da Covilhã, e inaugurado 10 de Junho 1988 (Dia de Portugal), no âmbito das comemorações dos 500 anos da histórica Viagem de Pêro da Covilhã 1450 (?)-1530(?), viajante português do século XV, enviado por D. João II, à Índia e à Etiópia, em 1487.
Bibliografia: Pêro da Covilhã in Infopédia [em linha]. Porto Editora 2003-2010, URL: http://www.infopedia.pt/$pero-da-covilha;
Alguns elementos foram cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã.
Fotógrafo: Pedro Medeiros
Ano de Registo Fotográfico: 2005