px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Mira >
ÀS GENTES DO CAMPO

Autor: Matias Betara

Localização: Mira. Freguesia de Mira, Largo do Cruzeiro, Lentisqueira
(Coordenadas: N 40.39496º; W 8.70341º)

Data de Inauguração: 1997

Promotor: Câmara Municipal de Mira

Materiais: Cerâmica

Dimensões: 210cm x 300cm

Descrição/ Tema: Painel de azulejos figurativo, de finais do séc. XX, na mesma linha dos painéis “Cenas de Mira”, monocromáticos, do mesmo autor (1996/1997), localizados em Mira. Este painel da Lentisqueira, difere a nível cromático, tendo uma composição policromada em tons castanhos, verdes, amarelos e azuis, sobre fundo branco. Contém uma cercadura vegetalista, composta por cornucópias transbordando frutos, cereais, etc.. Exibe uma cena do campo, aparentemente uma sementeira, onde figuram uma criança sentada, um casal de camponeses e uma junta de bois a puxar uma charrua rasgando a terra, encaminhada pelo “homem”, enquanto a mulher lança as sementes. Por baixo do painel surge um pequeno registo de azulejos com cercadura vegetalista (acantos frutos e cereais), preenchido com a inscrição de um verso de Carlos de Oliveira “GENTE, ARADOS, ENXADAS, MILHEIRAIS REGADOS A SUOR… / Ó MÃOS INQUIETAS PORQUE NÃO PARAIS? / MAIS DO QUE PENSO, SONHO: DONDE VIM? / E AS PUPILAS DO TEMPO, AZUIS, MORTAIS, ACORDAM A CHORAR DENTRO DE MIM.”

Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Mira, encomendada ao artista Matias Betara. Inaugurado em 1997, segundo a data que consta no registo de azulejos.

Bibliografia: Cerâmica, Artes Plásticas e Decorativas, Instituto dos Museus e Conservação, 1ª ed. Lisboa 2007.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005




 ÀS GENTES DO CAMPO px

 
Itens no mesmo Distrito