px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré

Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso | Nazaré px
1/2/2018 a 28/2/2018
Fevereiro 2018


Marcha “Carnaval é Nazaré”
Marcha Geral do Carnaval 1985
Música: Porfírio José do Carmo Laborinho
Letra: José Maria Barros Carepa


“É d'cêda a nossa gente
Tem o Carnaval na alma
A Nazaré é diferente
Este povo é uma corrente
Que só no correr se acalma”.

Fevereiro é o mês do Carnaval. A Nazaré “tem o Carnaval na alma”!
Desde há várias semanas que já é tempo de folia, com os bailes de máscaras e de rua, a feitura dos carros alegóricos, os ensaios, reuniões e jantares de preparação das saídas dos grupos, ranchos e bandas infernais.

O dia 3 de fevereiro marca o arranque oficial do Carnaval; nesse dia, já “ensaiados” (mascarados), os nazarenos concentram-se no sopé do Monte de São Brás ou São Bartolomeu e passam o dia em convívio, entre fogueiras e bailarico, alguns aventurando-se a subir a íngreme encosta até à pequena Capela de S. Brás situada no cimo.

No sábado magro, este ano também no dia 3 de fevereiro, saem à rua, durante todo dia, os vários grupos – os tradicionais “Bicicletas” (só homens, acompanhados por um bicicleta), os “Sakanagem” (grupo misto) e os grupos femininos “Trotinetas”, “Alberquêras” e “Tenantas”.

Depois vêm os cinco dias de Carnaval, sendo o Domingo Gordo animado pela passagem de testemunho dos Reis no Palácio Real e pela saída das Bandas Infernais, para além do cortejo alegórico pela marginal… Nestes dias, num ritmo incessante, todos os nazarenos se cruzam, “balham” e cantam nas ruas e várias salas de baile e bares, num envolvimento coletivo sem distinções sociais e idades.

Do Carnaval nazareno fazem também parte as “Marchas”, com letra e música realizadas localmente, que a rádio local ou, mais recentemente, as redes sociais vão divulgando diariamente. Todos querem ter uma marcha... grupos, coletividades, estabelecimentos comerciais, etc. As letras e as melodias são pretexto para a crítica social ou para a simples brincadeira; o importante é serem mais um fator de coesão comunitária, a ponto de se tornarem memoráveis e símbolos do Carnaval nazareno. Só elas se fazem ouvir...

O Museu Dr. Joaquim Manso possui uma vasta “Marchoteca”, sendo o documento mais antigo datado de 1928. Como Objeto do Mês de fevereiro 2018 destacamos a Marcha Geral do Carnaval de 1985, “Carnaval é Nazaré”. Convidamos todos os grupos a enviarem as suas marchas, através da iniciativa “Guarda a tua Marcha no Museu”, assim atualizando este repositório da memória nazarena do Carnaval.

Dizem que quem vive o Carnaval da Nazaré uma vez nunca mais fica igual. Como todo o nazareno, mal termina a Quarta-feira de Cinzas com o Enterro do Entrudo na Praia, já só pensa no próximo Carnaval...

+ Informação em http://mdjm-nazare-objectodomes.blogspot.pt/2018/02/marcha-carnaval-e-nazare.html

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário: terça-feira a sexta-feira | 10h00 -12h30 | 14h -17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.