px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Auto dos Físicos - A Escola da Noite

Auto dos Físicos - A Escola da Noite px
30/1/2018 a 17/2/2018
8 a 17 de Fevereiro de 2018
quinta-feira a sábado, 21h30
sessões para escolas (mediante reserva prévia):
8 a 16/02/2018
quarta a sexta-feira, 11h00 e 15h00



Auto dos Físicos, de Gil Vicente

Miguel Magalhães, Maria João Robalo, Igor Lebreaud, Filipe Eusébio e Sofia Lobo, “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

Escrito e representado pela primeira vez entre 1512 e 1524, o Auto dos Físicos encerra o livro das farsas na “Copilaçam” de 1562 mas viria a ser excluído, pela censura da Inquisição, na edição de 1586.
Acredita-se, pelo tom chocarreiro e pelo burlesco que a caracterizam, que foi representada em época de Carnaval. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estapafúrdios remédios. Brásia Dias, a parente que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, rematada por uma “ensalada” vicentina, com referências e citações de outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro físicos correspondem a pessoas que realmente exisitiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.
texto Gil Vicente encenação António Augusto Barros elenco Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção luz Rui Valente som Zé Diogo vídeo Eduardo Pinto apoio vocal Sofia Portugal cabelos Carlos Gago / Ilídio Design co-produção A Escola da Noite / Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos


M/12 > 50′
informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Local

Teatro da Cerca de São Bernardo

Outras informações

A Escola da Noite
Teatro da Cerca de São Bernardo
Coimbra 3000-097
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Áreas

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.