px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Caldas da Rainha >
Peça do mês no Museu da Cerâmica

Peça do mês no Museu da Cerâmica px
1/12/2017 a 31/12/2017
Dezembro

Centro de mesa. Alcachofras
1908-1916
Atr. Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha Modelo de Costa Motta Sobrinho
Dimensões: 19 x 31 x 25 cm
MC inv. 2154


António Augusto da Costa Motta Sobrinho ( 1877-1956)
O Escultor António Augusto da Costa Motta Sobrinho era possuidor de um profundo sentido estético e de sólidos conhecimentos técnicos e artísticos na área da cerâmica. Após o falecimento de Rafael Bordalo Pinheiro e a alienação em hasta pública da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, assumiu a direção artística desta fábrica, por convite do proprietário, Manuel Godinho Leal. Tornou-se percursor na inovação do design da cerâmica decorativa portuguesa e representante da Arte Nova, revelando nas suas peças artísticas grande originalidade de fabrico. A sua produção apresenta elementos de tradição naturalista oitocentista, com formas estilizadas e desadornadas, onde sobressaem os vidrados uniformes metalizados, que se encontram em peças constituídas por corpos sóbrios e elegantes, com decorações harmoniosas e discretas, mas com modelos, texturas e brilhos inéditos na cerâmica portuguesa.
Costa Motta Sobrinho contribuiu para a renovação da cerâmica das Caldas da Rainha, dando continuidade à educação técnica e estética da comunidade, procurando a complementaridade entre a industria e a criação artística. Aumentando assim a formação do operariado. Exímio escultor, foi autor de um elevado número de peças que embelezam praças e artérias de cidades portuguesas.
Participou em diversas exposições internacionais e comemorativas e salões de belas artes, sendo distinguido com vários galardões.


Local

Museu da Cerâmica

Outras informações

Museu da Cerâmica
Palacete Visconde de Sacavém
Rua Dr. Ilídio Amado Ap. 97
2500-910 Caldas da Rainha
Tel 262 840 280
Fax 262 840 281
mceramica@drcc.gov.pt
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.