px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
A Farsa de Inês Pereira - Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

A Farsa de Inês Pereira - Mosteiro de Santa Clara-a-Velha px
11/10/2017 a 22/10/2017
21 e 22 de outubro | 17h00

Teatro “A Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, pela Companhia de Teatro AtrapAlharte

A Farsa de Inês Pereira é considerada a peça mais bem-acabada de Gil Vicente, testemunhando o conflito de valores que caracterizou o humanismo em Portugal, incorporando na sua estrutura a simetria existente entre os dois termos dessa comparação:
Pero Marques encarna o asno que carregará Inês, enquanto o Escudeiro é o cavalo que a derruba. Para pôr em cena esses elementos, o autor utilizou na caracterização de Pero Marques aspetos que o aproximam de um asno: é parvo, teimoso, deselegante e servil. O Escudeiro, ao contrário, assemelha-se ao cavalo, apresentando-se como um nobre e elegante cavaleiro. Essa semelhança termina na aparência, pois quaisquer outras características que se poderiam atribuir aos cavalos (como lealdade, generosidade ou valentia), ele não têm: é mentiroso, cínico, preguiçoso e covarde. Para seguir à risca a comparação de superioridade que subjaz ao enredo ("mais quero asno que me carregue do que cavalo que me derrube"), é necessário mostrar que Pero Marques tem valores autênticos, os valores medievais, enquanto o Escudeiro Brás da Mata se move por interesses materialistas, como os que predominavam na época de Gil Vicente.


Entrada livre (lotação limitada)

Local

Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Outras informações

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Rua das Parreiras
3040-266 Coimbra
Telefone
239 801 160
E-mail
mosteiro.scvelha@drcc.gov.pt
Horário de terça-feira a domingo, das 10h às 19 horas (até 14 de outubro)
Horário de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas (a partir de 15 de outubro)


Áreas

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.