px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Caldas da Rainha >
Peça do mês no Museu da Cerâmica

Peça do mês no Museu da Cerâmica px

Mulher de Guitarra

px
1/10/2017 a 31/10/2017
OUTUBRO

Garrafa. Mulher de Guitarra
1870
Autor: Manuel Cipriano Gomes Mafra
Dimensões: 28,5x14,5x15 cm
MC inv. 1969


Manuel Cipriano Gomes Mafra (1829 – 1905)
Manuel Mafra foi autor do primeiro momento de renovação da cerâmica das Caldas da Rainha, e laborou no período de 1853 a 1905.
Desenvolveu uma vasta obra marcada pela vertente naturalista inspirada na obra de Bernard Palissy e pelo contacto que teve com as produções europeias das coleções do Rei D. Fernando II, que o protegeu. Sendo atribuída a denominação de Fornecedor da casa Rela, é autorizado pelo Rei a usar a coroa real nas marcas das suas peças de cerâmica.
O conhecimento obtido de artistas e obras do exterior levou o ceramista a introduzir novas técnicas, como a do musgado (aperto do barro através de um peneiro de rede fina, retirado do lado oposto com palheta ou canivete), assim como novas técnicas de policromia, sendo também da sua autoria e das suas irmãs – Luísa e Mariana Gomes – a técnica da verguinha (entrelaçar de fios de barro em suporte de gesso).
As cerâmicas de Manuel Mafra distinguem-se pela excelente decoração de ornamentos variados, aplicados e relevados, de grande realismo e com representações animalistas e vegetalistas, com destaque para macacos, leões, lagartos, cobras, rãs, borboletas, um grande sortido de frutos, bem como diversos elementos da fauna.
A obra de Manuel Cipriano Gomes Mafra foi distinguida e premiada com medalhas em várias exposições internacionais, reconhecimento merecido, pela sua vasta criatividade e diversidade na produção de cerâmica artística.

Local

Museu da Cerâmica

Outras informações

Museu da Cerâmica
Palacete Visconde de Sacavém
Rua Dr. Ilídio Amado Ap. 97
2500-910 Caldas da Rainha
Tel 262 840 280
Fax 262 840 281
mceramica@drcc.gov.pt
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30


Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.