px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
1/7/2017 a 31/7/2017
Julho 2017

Abílio de Mattos e Silva (1908-1985)
“Casais em trajo de festa”, s.d.
técnica mista sobre papel
alt. 29,5 x larg. 20 cm
legado de Abílio de Mattos e Silva e de Maria José Salavisa de Mattos e Silva (autor e esposa), 1986
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 126 Des.


A Nazaré é uma terra que promove paixões, encontros singulares com a natureza e a vivência muito própria das gentes do mar, fortalecendo o desejo de regressar. Muitos dos que por aqui passaram ficaram encantados com a beleza da paisagem e da praia, com o tipicismo e rostos das gentes e com as cores e formas do seu trajar. Assim aconteceu com Abílio de Mattos e Silva (1908-1985).

Esta pintura insere-se na temática nazarena da obra do pintor, possivelmente realizada durante o período em que residiu na Nazaré, nos anos 1930.

Pintor e ilustrador, elegendo a Nazaré e Óbidos como dois cenários fundamentais do seu trabalho, com a peça "Tá-Mar" de Alfredo Cortez, Abílio inicia uma longa e notável carreira como cenógrafo e figurinista, traduzida em incontáveis realizações no domínio do Bailado, da Ópera e do Teatro,

Em 1986, no 10º Aniversário do Museu Dr. Joaquim Manso, as suas obras relacionadas com a Nazaré são legadas a esta instituição, nomeadamente um conjunto assinalável de desenhos e pinturas que servem de ilustração à investigação meticulosa realizada por Abílio sobre o traje da Nazaré, de que resulta o livro “O traje da Nazaré”, publicado em 1970. É exemplo esta pintura “Casais em trajo de festa”.

+ Informação em http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=287163&EntSep=5#gotoPosition

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | Nazaré
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare
Horário:
terça a domingo
10h00 às 12h30
14h00 às 17h30

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.