px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Caldas da Rainha >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
1/4/2017 a 30/4/2017
ABRIL

João Fragoso (1913-2000)
“Nazaré”, 1974
bronze, alt. 40 cm
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 28 Esc.

Escultura com desenvolvimento vertical, definida por vários elementos ondulantes sobrepostos, que evocam a movimentação do mar.
Numa linguagem de compromisso com o registo abstracto ou conceptual, esta pequena escultura representa o Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho, um milagre também ele arreigado de presença marítima.
João Fragoso dedicou parte significativa da sua obra escultórica à temática marítima. Mas, esta foi a única escultura da "Fase Mar" dedicada a uma terra – a Nazaré.
Nesta vila piscatória, em 1981, o artista apresenta a exposição “João Fragoso Fase Mar e 16 desenhos de pescadores”, de que existe o respetivo catálogo, assim como “O Mar e a Arte Minimal. João Fragoso” (1985), publicações editadas pelo Museu Dr. Joaquim Manso.
Projeta ainda um “Monumento ao Homem do Mar” em cuja maqueta em gesso, guardada no Município da Nazaré, uma figura masculina em contorção unir-se-ia com uma Onda, definindo um círculo onde mar e homem se fundiriam numa essência comum.

“Nazaré” foi adquirida ao autor no âmbito de uma exposição realizada no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, em 1978.





Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
Portugal
mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.