px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Senhor dos Passos. Memórias fotográficas - Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Senhor dos Passos. Memórias fotográficas - Museu Dr. Joaquim Manso e Confraria de Nossa Senhora da Nazaré px
24/3/2017 a 16/4/2017
24 março a 16 de abril de 2017

Exposição
Senhor dos Passos. Memórias fotográficas

Organização do Museu Dr. Joaquim Manso e da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Do acervo fotográfico de Álvaro Laborinho (1879-1970), o Museu Dr. Joaquim Manso expõe um conjunto de imagens da primeira metade do século XX sobre a Procissão do Senhor dos Passos na Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas desta localidade. Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos da Pederneira, no quarto fim-de-semana após o Domingo Gordo, a festividade assume a particularidade de se estender por três dias, entre sábado e segunda-feira, com várias procissões a fazerem o transporte das imagens entre a Igreja da Misericórdia, na Pederneira, e o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.

Álvaro Laborinho, como espectador, coloca-se atrás da multidão, em perspetivas do alto ou à distância. Do conjunto, sobressai o aglomerado de crentes, prostrados à passagem das imagens ou acompanhando o séquito religioso... Em alguns planos, o autor coloca-se à frente da procissão e capta o instante de uma pausa, o rosto compenetrado das crianças, a solenidade dos “irmãos” ou as expressões dos fiéis...

Expõem-se ainda 4 fotografias do Arquitecto Lança Cordeiro (1938-2000), já dos anos 1950. Nestas, é dada maior atenção aos pormenores ou, por outro lado, ao efeito visual do contraste entre a escala humana e a grandiosidade da paisagem.

Sendo imagens a preto e branco, falta-nos o roxo e o preto dos pendões e vestes. Mas, distribuídas por cinco décadas, elas testemunham a evolução social da comunidade, do seu traje tradicional e da paisagem da Nazaré, assim como as permanências de uma solenidade quaresmal que, entre as loucuras do Carnaval e o Renascimento da Páscoa, ainda hoje tem a capacidade de mobilizar largas centenas de fiéis, nas suas várias gerações, assim a recriando e perdurando no tempo.

A visitar até à Páscoa, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré!


Local

Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
Portugal
mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare

Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré
Largo de Nossa Senhora da Nazaré
Sítio da Nazaré
2450-065 Nazaré

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.