px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso px
1/3/2017 a 31/3/2017
Março

Barco “Senhor dos Passos” (miniatura)
Adquirido ao autor, Augusto Sabino, Nazaré, 1988
madeira, 39 cm comp.
MDJM inv. 1149 Etn.

O nome desta embarcação evoca uma das mais antigas e tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré – a “Procissão do Senhor dos Passos”, que normalmente decorre em março, no 4º fim-de-semana da Quaresma.

O barco original "Senhor dos Passos" era propriedade de Bento Estrelinha, com o registo N 1326 L. Foi construído na Nazaré por Júlio do Carmo Salvador, sendo registado em 7 de Maio de 1936.
Destinava-se à pesca costeira como auxiliar ou dentro da enseada da Nazaré. A partir de 28 de Fevereiro de 1974, dedicou-se à pesca local com arte xávega.
Era uma embarcação com as seguintes dimensões: comp. 4,29 m; boca 0,79 m; ton.bruto1,618 t.

Esta miniatura foi realizada por Augusto Sabino, em 1988, respeitando as cores originais da embarcação, vermelho, branco, preto e azul.
Trata-se de uma miniatura de embarcação de boca aberta, de fundo chato, com tábua de armar, remate da proa em forma de bico elevado e pontiagudo, popa com painel ou cortada rematada pelos respectivos cepo e corrimão. Apresenta coberta arqueada "pélé" e, sobre esta, duas travessas – fiéis – funcionando a inferior também como banco. Além do banco da ré, dois bancos apoiados sobre os dormentes e com as respectivas anteparas (para apoio dos pés dos remadores). Formada pelo "pau do meio" e último banco a "casa de água". À proa e à ré, um paneiro.
Aparelhado com 4 remos, 2 odres, 2 ferros, 1 seminho, 1 vertedouro, 1 xalavar, 1 rede, boça.

A "Procissão do Senhor dos Passos" é uma das mais antigas e tradicionais manifestações da religiosidade popular da Nazaré. Ao longo dos tempos, a Irmandade do Senhor dos Passos, sediada na Igreja da Misericórdia, na Pederneira, tem tido a seu cargo a sua organização, durante a Quaresma. Segundo Brito Alão, foi instituído em 1619 o caminho seguido por esta procissão até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. Este itinerário é sensivelmente o mesmo que o cortejo ainda hoje percorre.
Na Nazaré, a Procissão do Senhor dos Passos decorre em três dias: sábado, domingo (4º domingo da Quaresma) e segunda-feira. No sábado, à tarde, a procissão, precedida de rituais próprios, sai da Igreja da Misericórdia na Pederneira, encaminhando-se para o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio. No domingo, realiza-se a mais solene procissão destas festividades, tendo lugar o "Sermão do Encontro" (andores com a imagem do Senhor dos Passos e da imagem da Sua Dolorosa Mãe, a Senhora da Soledade), dirigindo-se, posteriormente, também para a Igreja do Sítio. Na segunda-feira, à tardinha, é a procissão do regresso à Igreja da Misericórdia, na Pederneira, onde permanecerão as imagens deste acto do culto.

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho
2450-065 Sítio | NAZARÉ
Portugal
mjmanso@drcc.gov.pt
http://mdjm-nazare.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/MuseudaNazare

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.