px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Caldas da Rainha >
Peça do mês no Museu da Cerâmica

Peça do mês no Museu da Cerâmica px
1/2/2017 a 28/2/2017
FEVEREIRO

Papeleira de Suspensão. Orelha
1884
Autor: Rafael Bordalo Pinheiro
Dimensões: 50x11,5x44,5 cm
Inv. MC 50


Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905)

Rafael Bordalo Pinheiro nasceu em 1846, no seio de uma família de artistas e dedicou-se, entre outras atividades, ao desenho e à caricatura. Integrou a primeira geração naturalista e fez parte do Grupo do Leão, constituído por artistas como Silva Porto, José Malhoa, João Vaz, António Ramalho e seu irmão Columbano Bordalo Pinheiro, entre outros.

A produção de Rafael Bordalo apresenta caraterísticas peculiares de elevado interesse artístico, capaz de reproduzir a textura dos materiais para além das formas dos objetos, traduzindo também a herança de um romantismo tardio, presente nos revivalismos e com ligação ao naturalismo, oscilando entre o requinte e o popular e anunciando o estilo artístico da modernidade – Arte Nova.

Reconhecida internacionalmente, distinguida com inúmeras medalhas e prémios em exposições universais, a obra de Rafael Bordalo Pinheiro é uma das principais referências da cerâmica portuguesa da atualidade.



Local

Museu da Cerâmica

Outras informações

Museu da Cerâmica
Palacete Visconde de Sacavém
Rua Dr. Ilídio Amado Ap. 97
2500-910 Caldas da Rainha
Tel 262 840 280
Fax 262 840 281
mceramica@drcc.pt

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.