px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Leiria > Concelho de Nazaré >
Peça do mês no Museu Dr. Joaquim Manso

Peça do mês no  Museu Dr. Joaquim Manso px
6/2/2017 a 28/2/2017
Fevereiro

Algibeira
Tecido de algodão e várias outras fibras
Dimensões: alt. 32 x larg. 20; 12 cm
Oferta da autora
Museu Dr. Joaquim Manso inv. 249 Etn.


Acessório do traje feminino tradicional da Nazaré, esta algibeira foi realizada pela costureira Celeste Lúcio dos Santos, natural do Sítio (4 março 1902 – 22 fevereiro 1997).

A “algibeira” é cingida à cintura da mulher por atilhos (um de cada lado). Para maior segurança, é resguardada sob a “saia de cima”, sempre do lado direito e fixada à “saia de baixo” por um alfinete de dama. Serve para a mulher transportar o dinheiro ou "papéis de valor"; continha, muitas vezes, um amuleto (conhecido por "Breve") como forma de proteção e/ou superstição religiosa.

É uma bolsa confecionada com retalhos de diferentes cores e qualidades (escocês, castorina, …). De corte arredondado, tem duas entradas na parte da frente e uma na posterior, que fecham com botão. Na parte superior e de cada lado, leva um “fitilho” de algodão para cingir à cintura. A metade inferior é sub-circular e tem a aparência de um vaso cintado de boca larga. É debruada a toda a volta por uma tira de tecido florido.

Em situações de luto, também a algibeira usada é de cores escuras ou totalmente preta.

Ainda hoje é utilizada pelas mulheres que continuam a vestir “saia de roda” no seu quotidiano.

Local

Museu Dr. Joaquim Manso

Outras informações

Museu Dr. Joaquim Manso
Rua D. Fuas Roupinho – Sítio
2450-065 NAZARÉ | Portugal
telef. 262562801
e-mail: mjmanso@drcc.gov.pt

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.