px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Prova de Estado - CAPC.Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

Prova de Estado - CAPC.Círculo de Artes Plásticas de Coimbra px
4/2/2017 a 11/3/2017
04 fevereiro a 11 Março

Inauguração | Sáb 04 Fev 18h | Círculo Sereia

Prova de Estado de José Pedro Croft

O artista plástico José Pedro Croft, representante de Portugal na próxima edição da Exposição Internacional da Bienal de Arte de Veneza, inaugura a 04 de fevereiro próximo, pelas 18h, no Círculo Sereia do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, a exposição 'Prova de Estado'.

Para a reedição desta exposição, que teve o momento inaugural no mês de junho passado em Vila Nova Famalicão na Galeria Ala da Frente, o artista elegeu um conjunto de esculturas e novas gravuras, que acrescem às cinco obras, então apresentadas.

«Tenho diante dos olhos uma série daquilo que os gravadores denominam “prova de estado”: os múltiplos ensaios a que o artista submete a placa de cobre, os ensaios múltiplos a que a pressão do rolo da prensa submete o papel empapado em tinta. E de novo me surge uma pergunta: a que se deve a multiplicidade das ações? A que se deve a insatisfação do artista que, uma e outra vez, como nos textos antigos, diz para si mesmo: “não é isto, não é isto” e, nas longas horas de atelier, começa de novo. Que relação mantêm as duas perguntas: margem e espaço de liberdade, por um lado, e “prova de estado”, por outro? Pode haver uma obra de arte que escape à “prova de estado”? Trata-se de uma prova de quê? De algo que se pretende definitivo? Acaso uma pretensão, o chegar a uma conclusão ou perfeição da ação sobre as coisas do mundo? Não me parece que o artista, tal como o filósofo e também o poeta, possa aspirar a algo mais que o ensaio: a prova de estado.»

Amador Vega
excerto do ensaio “José Pedro Croft: Prova de Estado”

José Pedro Croft nasceu no Porto em 1957. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e escultura com João Cutileiro, expondo regularmente desde 1980. O seu trabalho está representado em Portugal nas coleções do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP, da Fundação de Serralves e do Museu Berardo. No estrangeiro, as suas obras estão expostas em museus como a Fundació La Caixa, o Museu Nacional — Centro de Arte Reina Sofia, o Centro e Artes Visuales Fundación Helga de Alvear, em Espanha, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil, no Banco Central Europeu, na Alemanha, e no Sammlung Albertina, na Áustria.



José Pedro Croft | Prova de Estado
CAPC | Círculo Sereia | 04 Fev - 11 Mar

Local

Círculo Sereia

Outras informações

CAPC. Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Círculo Sereia – Casa Municipal da Cultura, Piso -1
3001 – 401 COIMBRA
Círculo Sede – Rua Castro Matoso, 18
3000-104 COIMBRA
T: 239 821670 – 910 78 72 55
capc.geral@gmail.com

Áreas

Eventos no mesmo Distrito

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.