px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
Mapas do Cosmos - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Mapas do Cosmos - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra px
5/12/2016 a 28/5/2017
5 de Dezembro 2016 a 28 de Maio 2017

Os portugueses ousaram cometer o grande mar oceano e descobriram novas ilhas, novas terras, novos mares, novos povos, e o que mais é: novo céu e novas estrelas.
Pedro Nunes, Tratado da Esfera, 1537


Mapas do Cosmos
Nesta exposição, reveladora do espólio iluminista da UC, vamos conhecer representações magníficas do planeta Terra e do globo celeste do início do Séc. XIX.

O atlas celeste da Uranografia de J. E. Bode (1747-1826) assinala o culminar de duas mestrias combinadas: contém magníficas representações artísticas de constelações ao mesmo tempo que representa posições rigorosas de objectos astronómicos. Atlas posteriores mostrarão figuras artísticas cada vez menos elaboradas, até passarem a ser meros catálogos de estrelas.
Também o telescópio e os globos terreste e celeste são testemunho de uma família notável de construtores de instrumentos científicos, George Adams e seus filhos George e Dudley, que trabalhavam para o rei Jorge III. No globo celeste encontramos a constelação Cruzeiro do Sul, identificada pela primeira vez pelos navegadores portugueses, e no globo terreste a Austrália ainda é designada por Nova Holanda.
Estes tesouros do período iluminista revelam com rigor e requinte a cartografia de todo o planeta Terra e de toda a esfera celeste, incluindo as novas terras, os novos mares e os novos céus que os portugueses descobriram ao ousarem entrar pelo grande mar oceano.

Horário: terça a domingo | 10H00 às 18H00

Apoio:
Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC
Observatório Astronómico e Geofísico da UC
Associação de Cidades e Entidades do Iluminismo

Local

Museu da Ciência

Outras informações

Museu da Ciência
Laboratório Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
T: 351 239 85 43 50
F: 351 239 85 43 59
geral@museudaciencia.org
geral@museudaciencia.pt

Áreas

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.