px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
"Era uma vez…Ciência para quem gosta de histórias" - Exploratório Centro Ciência Viva Coimbra

 px
10/11/2016 a 31/8/2017
10 de Novembro a 31 de agosto 2017

Era Uma Vez...
Ciência para quem gosta de histórias
A ciência está por todo o lado. Mas será que também a podemos encontrar no imaginário fantástico das histórias de encantar? Nesta exposição interativa é possível descobrir ciência para lá da moral da história! Com um ambiente mágico, esta é uma exposição alegre, colorida, positiva e irreverente que agrada a crianças e adultos.

A Floresta Encantada é o espaço central da exposição onde as copas das árvores mudam de cor, simulando as estações do ano, onde se podem sentir-se os cheiros da floresta e as texturas dos troncos. Nesta zona mágica parte-se à descoberta de fábulas escondidas nas árvores, como A Cegonha e a Raposa, A Cigarra e a Formiga ou A Lebre e a Tartaruga.

Da floresta pode seguir-se para o quintal do João, onde cresceu um Pé de Feijão gigante e é possível descobrir as diferentes variedades desta leguminosa. A próxima experiência permite descobrir os materiais das casas dos Três Porquinhos, mas será possível construir uma casa resistente ao sopro do Lobo? E por falar em lobos, o da história do Capuchinho Vermelho tinha uns olhos muito grandes, a questão é: serviam para ver melhor ou será que os lobos veem de forma diferente de nós? Nesta exposição de encantar não podiam faltar as princesas! A Gata Borralheira foi à festa e perdeu um dos sapatos de cristal, ou seriam de vidro? Depois de descobrir o material dos sapatos e até coser vestidos para a madrasta, passam-se as mãos pelos colchões para encontrar a dita Ervilha que tanto incomodou a Princesa no seu sono de beleza! Já de dia é hora de perguntar ao “espelho meu, espelho meu”, da Branca de Neve e os Sete Anões, se de facto a beleza é sinónimo de simetria no rosto, ou talvez seja tudo uma questão de narizes! Neste campo não há quem ganhe ao Pinóquio, mas será que é possível enganar o cérebro?

Nesta exposição é ainda possível seguir o rasto de migalhas até à casa de doces de Haensel e Gretel, descobrir quantos sabores consegue detetar a língua e entrar numa verdadeira fábrica de chocolate ou será na gruta do Ali Babá e os 40 Ladrões? Quem descobrir o código secreto pode chegar à arca do tesouro e perceber que afinal nem tudo o que reluz é ouro!

Ao todo são 35 experiências únicas e divertidas que convidam todos a entrar no reino do Era uma Vez…
Inauguração para dia 10 de Novembro, Era uma vez…Ciência para quem gosta de histórias é o nome da nova exposição do Exploratório que inaugura no primeiro Dia Internacional dos Centros de Ciência e Museus de Ciência.Uma efeméride criada pela UNESCO que pretende estimular e aproximar o público da ciência! No Exploratório queremos fazê-lo celebrando as histórias, a infância e o mundo do faz de conta, porque a Era uma vez… é uma exposição para quem é e para quem já foi criança!

Esta exposição interativa de ciência e tecnologia centra-se em dez histórias de encantar, verdadeiros clássicos da literatura infanto-juvenil reconhecidos em todo o mundo: Capuchino Vermelho, Haensel e Gretel, Os Três Porquinhos, Pinóquio, João e o Pé de Feijão, Gata Borralheira, Ali Babá e os 40 Ladrões, A Princesa e a ervilha, Alice no País da Maravilhas e Branca de Neve e os 7 Anões. Partindo destas histórias os visitantes são convidados a entrar num ambiente mágico com uma floresta encantada que incentiva a explorar a ciência existente nas fábulas.

Produzida pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, esta exposição inicia em Coimbra um período de itinerância.

Local

Exploratório Centro Ciência Viva Coimbra

Outras informações

Exploratório
Centro Ciência Viva Coimbra
Rotunda das Lages
Parque Verde do Mondego
3040 - 255 COIMBRA

Coordenadas geográficas
40° 11' 49" N, 8° 25' 45" W
Telefone
239 703897

Áreas

Eventos no mesmo Concelho

 

* A informação aqui apresentada foi disponibilizada pelas Câmaras Municipais e/ou agentes culturais. A DRCC declina a responsabilidade sobre qualquer erro e/ou omissão.